Skip to main content

O exame PET Scan ou PET/CT é uma ferramenta diagnóstica que serve para avaliar o funcionamento de órgãos e tecidos do corpo humano. Diferentemente de exames de imagem convencionais, o PET Scan permite visualizar processos metabólicos em nível celular, fornecendo informações precisas para o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde, sobretudo o câncer. Mas, se o exame PET Scan é tão importante e único, por que é tão frequentemente negado pelo plano de saúde? E, afinal, quanto custa um exame particular PET Scan? E o que é preciso fazer para conseguir a autorização para o exame nos planos de saúde?

Conceito do Exame PET Scan (PET/CT)

O PET Scan permite a detecção de radiação emitida por um radiofármaco. Ao entrar no organismo, o radiofármaco se acumula em regiões do corpo com atividade metabólica alterada, como tumores e áreas inflamadas. A câmera do PET Scan detecta a radiação emitida gerando imagens detalhadas dessas regiões, revelando informações cruciais sobre o funcionamento do organismo.

Para que Serve o Exame PET Scan?

O exame PET Scan serve para que a perfusão e o metabolismo cardíaco sejam avaliados. Portanto, a principal finalidade do exame PET Scan é auxiliar no diagnóstico, estadiamento e monitoramento de diversas doenças, tais como câncer, cardiopatias, distúrbios neurológicos e transtornos psiquiátricos.

Por ser capaz de identificar alterações em nível molecular, o PET Scan é importante para possibilitar a detecção precoce de patologias, o que serve para a avaliação da resposta ao tratamento e a personalização de terapias, contribuindo para melhores resultados clínicos.

No entanto, apesar da sua importância, o PET Scan é um exame de alto custo e com pouca disponibilidade.

Exame PET Scan Particular: Valor Médio de Mercado e Desafios de Acesso

Antes de tudo, você precisa saber que o exame PET Scan particular tem alto custo. Em recente pesquisa realizada por esse escritório na rede privada de saúde, os preços encontrados em Brasília oscilaram entre R$ 3.500,00 e R$ 6.000,00. O valor médio do exame pode variar significativamente, podendo atingir valores bastante elevados a depender da tecnologia envolvida, dos radiofármacos utilizados e da infraestrutura necessária para sua realização.

O que Fazer quando o exame PET Scan é Negado pelo Plano de Saúde?

Em razão do elevado custo do PET Scan, muitos planos negam a cobertura do exame, limitando o acesso dos pacientes a essa importante ferramenta diagnóstica. Outro fator que contribui para que as autorizações permaneçam sendo negadas é que poucos beneficiários buscam seus direitos.

PET Scan Negado: o que Fazer?

Nesses casos, o consumidor deve recorrer às reclamações junto à ANS ou aos processos judiciais. Infelizmente, muitos acabam, por desconhecimento de seus direitos ou extrema necessidade, arcando com as despesas de forma particular ou deixando de realizar o exame. Cabe lembrar que o exame PET Scan tem preço elevado.

Os planos de saúde frequentemente justificam a negativa de cobertura com base em critérios de custo-efetividade, alegando que exames mais baratos ou alternativas terapêuticas podem ser igualmente eficazes na condução do tratamento. A ausência de previsão no Rol da ANS e sua taxatividade, também é muito utilizada.

Essas justificativas não devem amedrontar os beneficiários, pois o judiciário reconhece que os planos têm obrigação de custear o exame PET Scan (PET/CT).

Assim, é fundamental buscar conhecimento sobre outras negativas do plano de saúde e profissionais especializados.

Amanda Prandino Alves

Advogada (OAB/DF 75.780) especialista em direito médico e da saúde, previdenciário e consumidor.

Deixe um Comentário